O que fazer aqui


Espaço no Centro Antigo reúne cinemas, galerias de arte, bares e muito agito. Foto: Setur / CE
A revitalização do bairro de Iracema se deve à inauguração, em 1998, do Dragão do Mar, um espaço cultural de arquitetura moderna e que reúne teatros, cinema, espaço para shows, galerias de arte... A programação intensa trouxe o movimento, que incentivou a restauração dos casarões neoclássicos ao redor, transformados em bares, restaurantes e casas noturnas. No Dragão estão ainda dois museus: o Memorial da Cultura Cearense, com obras de arte popular; e o Museu de Arte Contemporânea do Ceará, com exposições temporárias de artistas locais, nacionais...

Dezenas de barracas gigantescas garantem infra-estrutura para os banhistas. Foto: Setur / CE
Preferida dos banhistas, a praia do Futuro ocupa oito dos 25 quilômetros da orla da capital. Limpa e bonita, abriga ao longo de seu calçadão diversas barracas que oferecem duchas de água doce, cadeiras de praia e delícias da gastronomia regional. As mais conhecidas são as do Chico do Caranguejo, freqüentada por apreciadores do crustáceo; Vira Verão, que reúne a turma jovem e os esportistas; Itapariká, com estrutura para crianças; Cabumba, point GLS; e Crocobeach, com o bufê mais concorrido da região. Completam o cenário as areias fofas e claras, as ondas fortes e as dunas.

Praia paradisíaca é cercada por coqueiros, lagoas e dunas. Foto: Setur / CE
Os tranqüilos passeios de jangada e de jegue são os atrativos de Cumbuco, uma vila repleta de dunas e coqueiros. Já os radicais  bugueiros levam às lagoas da redondeza - Parnamirim, onde a criançada escorrega pelas dunas em pranchas de madeira; do Banana, ponto de encontro da turma do windsurfe e do jet ski; e Cristalinas, pouco freqüentada e protegida pela vegetação. Fica a 30 quilômetros de Fortaleza.

Bares ocupam coloridos sobrados no Centro Antigo. Foto: José Wagner da Silva (Embratur)
A diversão noturna acontece em determinados pontos da cidade, dependendo do dia. Segunda, por exemplo, o monopólio é do Bar Pirata, enquanto às quintas-feiras as barracas da praia do Futuro promovem shows de música e de humor. Fique atento às programações e divirta-se!

Iracema é um dos cartões-postais tradicionais da capital. Foto: Setur / CE
Quando começa a entardecer, o bairro de Iracema ganha vida. O calçadão e a Ponte dos Ingleses vão, aos poucos, ficando cheios de espectadores que chegam para apreciar o pôr-do-sol.


A belíssima construção funciona até hoje para a apresentação de espetáculos. Foto: José Wagner da Silva (Embratur)
Apreciar a fachada art nouveau do teatro, que combina vitrais coloridos e estrutura metálica importada da Escócia, já vale a visita. O tour monitorado apresenta o interior do espaço - que manteve características da belle époque nos desenhos que enfeitam as frisas, os camarotes e as escadarias - além do jardim projetado por Burle Marx.

Parque aquático é considerado um dos melhores do país. Foto: Setur / CE
O parque aquático fica na beira da praia de Porto das Dunas, com atrações para a família inteira – de refrescantes chafarizes a tobogãs com altura de um prédio de 14 andares. São 17 brinquedos entre piscinas de ondas, toboáguas e corredeiras, além de saunas, espalhados por uma área de 35 mil metros quadrados. Quem estiver na praia pode desfrutar dos serviços de bar, restaurante e espreguiçadeiras do complexo, pagando apenas o que consumir. O parque fecha alguns dias na baixa temporada.

Coloridas peças encantam consumidores. Foto: José Wagner da Silva (Embratur)
O espaço tem artesãos de diversas partes do Ceará e muitos produzem suas peças aos olhos dos visitantes.

Bons ventos atraem velejadores, em especial no segundo semestre. Foto: Setur / CE
O vento constante que invade as praias amplas e com poucos recifes faz do litoral cearense point perfeito para a prática de esportes radicais. O surfe reúne adeptos nas praias da costa Leste, como Farol, Porto das Dunas, Prainha e Fontes. Já o litoral Leste atrai os fãs do windsurf e do kitesurf, que tomam conta da praia do Futuro, de Cumbuco e de Jericoacoara.

Meireles abriga concorrida feirinha de artesanato. Foto: José Wagner da Silva (Embratur)
O mercado ao ar livre oferece mais de cem barracas e funciona todos os dias.

Toalhas de renda fazem grande sucesso. Foto: José Wagner da Silva (Embratur)
O mercado tem quatro andares por onde se espalham quase 600 barracas. As ofertas são variadas: de castanha-de-caju a toalhas de renda.

Lindo visual! Deslumbrante!
Enviada por Kleber RG
O percurso de ida e volta entre Fortaleza e Canoa Quebrada é cansativo, somando  330 quilômetros. Por isso, muita gente acaba pernoitando no antigo reduto hippie também por outros motivos: curtir a agitada vida noturna e passear com calma pelas mais de dez paradisíacas praias da região, entre elas, Ponta Grossa, com falésias avermelhadas, dunas, recifes e vila de pescadores. Fica a 165 quilômetros de Fortaleza.

Foto: Embratur
Considerada uma das dez praias mais bonitas do mundo, Jeri é especial por uma série de motivos: o charme rústico mesclado com o alto-astral da vila; o pôr-do-sol visto da imensa duna que muda de cor ao longo do dia; a Lagoa Azul com águas cristalinas e areia branquinha; e a Pedra Furada que convida a uma caminhada ou cavalgada. Fique pelo menos três dias para curtir cada pedacinho do paraíso. Fica a 280 quilômetros de Fortaleza.

Instalado na antiga Cadeia Pública, o mercado reúne mais de cem lojinhas de artesanato, além de dois museus: o de Minerais e o de Arte e Cultura Populares.

Acesso a Morro Branco (Beberibe)
Enviada por Monica / Londrina PR
O passeio que descortina algumas das mais bonitas falésias brancas e coloridas do Ceará pode ser feito em apenas um dia, de bugue. Mas é bom ficar atento à tabela das marés e ter certeza de que ela estará baixa – assim, é possível circular pela areia, desbravar os labirintos de formações rochosas e se refrescar em banhos de água doce na Praia das Fontes. Fica em Beberibe, a 85 quilômetros de Fortaleza.
Fonte: Férias Brasil 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...